segunda-feira, 2 de junho de 2008

a história de ser uma proparoxítona.

·

Se você não cabulou esta aula de gramática deve saber que todas as proparoxítonas são acentuadas, certo? Regra de acentuação básica que ninguém esquece. Então, alguém te contou o por quê delas serem acentuadas?

Porque além do que diz a regra básica (as antepenúltimas sílabas mais fortes são proparoxítonas, logo são acentuadas), elas são as palavras em menor quantidade na língua portuguesa! Sério, pode pesquisar. São minoria, são raras, não são iguais às outras palavras! Por isso recebem "de presente" o acento.

Agora coloca isso na vida: uma pessoa proparoxítona é uma pessoa rara, que não está encaixada na maioria da população! De presente recebe o acento, que na verdade são vários e podem ser todas as atitudes que tem, momentos, pessoas próximas, enfim, todos os presentes que recebe durante a vida.

EU sou uma proparoxíííííííííííííííííííííííííííííííííííííítona; cheia de acentos porque tenho tantos presentes!

E agora que você teve paciência para ler essa história, cabe só a você querer ser uma proparoxítona também ou ser uma paroxítona como a maioria da população ou uma oxítona que são aquelas pessoas que vivem no meio termo, sabe? Nem comuns, nem diferentes. Ao contrário das palavras, nós podemos mudar de classificação, apesar de algumas pessoas não desejarem isso.

(Junho/2007)

·

3 comentários:

2MFR disse...

Adorei teu texto, muito bacana mesmo! Sou proparoxíííííítona também.

Unknown disse...

Que texto maravilhoso!! principalmente o final, parabéns! Vim pesquisar por conta do vídeo do Whindersson Nunes em que ele fala essa expressão. kkkkkk

Unknown disse...

fantástico. parabéns amigo